Consignação de bebidas

Consignação de Bebidas

Calcular a quantidade exata de bebidas que serão servidas no evento é uma tarefa difícil. Afinal, cada evento é único e exige um cálculo diferente, elaborado de acordo com aspectos específicos da festa. Mesmo assim, as chances de acabar a bebida antes do final do evento, ou até mesmo de sobrar muito, são grandes. Por conta disso, o sistema de consignação de bebidas se tornou uma das melhores opções atuais para eventos em geral.

Para quem desconhece, o esquema de consignação consiste num acordo entre o cliente e a distribuidora, no qual os anfitriões da festa pagam somente pelas bebidas consumidas ao longo do evento. Ou seja, se os noivos consumirem somente 60% da bebida estipulada, os outros 40% serão devolvidos a empresa.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar sobre os diferentes aspectos da Consignação de Bebidas. Aprenda como funciona o sistema e ainda como calcular a quantidade de bebidas para seu evento de sucesso. Confira!

Como funciona?

O cliente, junto da consignadora, calcula a quantidade aproximada de bebida que será consumida no dia e adiciona uma quantidade extra, baseada no estilo dos convidados e da festa. Isso, é claro, deverá ser feito com antecedência. Não só pela organização ser mais eficaz, mas para que o custo seja menor, visto que a cada ano aumenta o valor de bebidas alcoólicas.

Como garantia de pagamento, o cliente deverá deixar um cheque calção no valor total das bebidas que serão levadas. No final do evento, é contado o quanto foi consumido ao longo da festa para que os noivos paguem de acordo. E o que sobra, volta a distribuidora.

Dica: Cuidado com as bebidas colocadas para gelar, elas contam como consumidas. Portanto, se o buffet gelar todas no dia do evento, você pagará por cada uma, mesmo que estejam lacradas.

Por que investir na Consignação de Bebidas?

Além de proporcionar uma segurança extra aos noivos, que não precisarão se preocupar com o consumo desenfreado dos convidados, o sistema de consignação garante que os anfitriões não desperdicem dinheiro. Tudo que não for consumido, será devolvido na medida certa.

Bebidas consignadas

Qual bebida vale a pena consignar?

Bebidas alcóolicas no geral.  Cerveja, Chopp, Espumantes, Vinhos (Branco e Tinto), Uísque e Destilados. O que definirá a melhor opção é o estilo da festa, dos convidados e o gosto do anfitrião, que sempre dá um toque de sua personalidade nos detalhes do evento.

Hoje, os mais procurados para consignação são os espumantes e o uísque, pois são bebidas mais caras que nem todo convidado aprecia. Este esquema, quando feito com eles, é certeiro.

Dicas para Consignação de bebidas

Para eliminar dúvidas, separamos algumas dicas sobre consignação de bebidas; Confira!

Barman Profissional

Faça o cálculo de bebidas de acordo com a festa

É preciso avaliar diversos aspectos da festa de casamento para fazer o cálculo certo, pois é o que determina o quanto e o que os convidados consumirão no grande dia. Por exemplo:

  • Perfil dos convidados: Qual a faixa etária dos convidados? Quanto mais jovens, mais bebidas serão consumidas. São badalados, ou mais conservadores? Isso também influencia na quantidade.
  • Estação do ano: Já a estação é o fator que determina o tipo de bebida consumida. No Verão, por exemplo, os convidados estão propícios a beber Cerveja, Espumantes e destilados – Bebidas refrescantes, por conta do calor. E no inverno, o vinho e o whisky se tornam os favoritos para aquece-los em meio às temperaturas baixas.
  • Tipo de festa: O tipo de festa influencia na quantidade. Algumas festas duram a noite inteira com muita animação, por isso, o estoque costuma ser maior. Enquanto festas mais tranquilas – sem balada – consomem menos.
  • Variedade de bebidas: Quais são os tipos de bebidas que serão servidas durante o evento? Dependendo da proporção e variedade, você não precisará exagerar em grandes quantidades de cada. Somente um número adequado às variedades.

Contudo, é importante checar com a consignadora a respeito dos menores detalhes, afim de encontrar a quantidade perfeita e um extra adequado.

Detalhes importantes a considerar no contrato

Na hora de fechar acordo com a consignadora de bebidas, verifique os seguintes tópicos:

  • Taxa de devolução: Algumas empresas cobram uma taxa do valor total para a devolução. Essa taxa varia de empresa para empresa. Umas cobram 10%, outras 20% e é possível encontrar também as que não cobram nada pelo serviço.
  • Forma de devolução: Como será realizada a devolução da bebida não consumida? A empresa retirará, ou os anfitriões devem levar? E quanto será cobrado pelo serviço? Em casamentos, por exemplo, os noivos vão direto a lua de mel, e não possuem tempo para devolver as sobras. Por isso é importante se organizar antecipadamente.
  • Consumo mínimo: Tenha certeza de que o seu cálculo está muito acima do consumo mínimo da consignadora, para não correr o risco de pagar a mais pelo serviço, caso os convidados não consumam a quantidade pedida.
  • SOS: Caso precisem, a empresa poderá fornecer mais bebidas na hora H? É importante saber. Nunca se sabe se os convidados irão consumir tudo ou não.

Consignação de bebidas

É imprescindível salientar que cada empresa possui uma forma diferente de oferecer este tipo de serviço. Portanto, sempre converse com o fornecedor e anote tudo que for acordado, para evitar problemas posteriores na festa. O importante é realizar um evento de sucesso!

O que achou sobre a consignação de bebidas? Comente! Aproveite que você está em busca de uma festa divertida e atente-se a Vodka com energético.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário