Drinks da Moda

drinks da moda

O assunto de hoje são os Drinks da Moda.

Os drinks da moda são bebidas modernas, normalmente criadas no século passado, mas que se reinventaram durante o tempo e, hoje, são as mais pedidas nos bares ao redor do mundo. São verdadeiras explosões de sabor e podem ser preparadas de formas variadas, sem perder sua essência original.

A Conceito Bar, inclusive, é especialista em drinks da moda, e oferece serviços de bar totalmente dedicados a eles.
Moscow MuleGin Tônica e o Aperol Spritz, por exemplo, são nossas especialidades.

Confira a história de cada uma dessas bebidas, suas curiosidades e ainda como preparar esses drinks com estilo! Confira!

moscow mule

Moscow Mule

Se tem uma bebida que podemos considerar como um verdadeiro drink da moda, é o Moscow Mule.

É um drink charmoso, famosíssimo por ser servido numa caneca de cobre – geralmente personalizada.
Pode até parecer uma bebida leve por conta do sabor doce e levemente ácido, mas é tão forte quanto qualquer outro coquetel.

Além de ser uma ótima bebida para confraternizações, a caneca de cobre pode se tornar uma opção maravilhosa para você presentear os seus convidados com essa lembrança saborosa.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre as origens do Moscow Mule, e entender o porquê de tanta fama.

História do Moscow Mule | O Drink da Canequinha

A história do Moscow Mule é uma das mais interessantes de todas. Em 1941, a russa Sophie Berezinski, embarcava rumo a América com uma missão: vender duas mil canecas de cobre. O pai de Sophie era o dono da empresa que fabricava essas canecas, a Moscow Copper Co., na Russia. Porém, as vendas estavam bem escassas e Berezinski teve que arriscar a venda nos Estados Unidos.

Batendo de porta em porta, em busca de um comprador, a missão pareceu impossível para a moça. Ninguém queria comprar duas mil canecas de cobre na Rússia, e muito menos na América. Inclusive, o marido dela estava prestes a jogar todas as canecas no lixo, pois não aguentava mais encontrá-las no meio da casa.

A sorte apareceu quando Sophie chegou no pub Galo n‘Bull Hollywood e conheceu dois amigos na mesma situação: John Martin e Jack Morgan. John havia acabado de comprar a destilaria Smirnoff e estava na luta para entrar no mercado da Vodka – que os americanos não tinham o mínimo de interesse na época. Enquanto Jack, o dono do bar, queria que sua própria marca de cerveja de gengibre caísse nas graças de seus clientes.

Juntos, os três conseguiram salvar os seus respectivos empreendimentos criando a combinação perfeita de Vodka e Ginger Beer, para ser servida no copo de cobre.

Duas décadas depois, a bebida está mais famosa do que nunca e faz parte das mais pedidas da época!

Moscow Mule

Moscow Mule no casamento

Por que o Moscow Mule é servido na Caneca de Cobre?

Muitos se perguntam sobre isso, se é apenas por conta da história de Berinski, ou pela aparência descolada que a caneca dá ao drink. Mas o verdadeiro motivo é porque a caneca de cobre mantém a temperatura do coquetel no copo, fazendo com que a sua bebida fique mais tempo bem geladinha e você possa aproveitar cada gole.

drink da canequinha

espuma moscow mule

Dicas para o Moscow Mule

  1. Sirva com a caneca bem gelada e cheia de gelo
  2. Bata o Ginger Beer previamente para fazer espuma e, por último, adicione-a no copo
  3. Decore a caneca com Limão e Gengibre. Lembre-se que a aparência do drink é importante!
  4. O canudo preto é indispensável
  5. Personalize a sua caneca de acordo com o seu evento, os convidados amam!

 

gin tonica

Gin Tônica

O próximo, dos Drinks da Moda, é o Gin Tônica.

O Gin tônica é uma bebida simples, refrescante e extremamente procurada nos bares – principalmente no verão, quando beber é a solução para amenizar a sensação das altas temperaturas.

Sua receita original consiste em uma dose de Gin, Água Tônica, uma rodela de Limão e Gelo. Porém, é possível encontrar receitas com sabores de frutas variados e especiarias. O segredo de fazer esta bebida é colocar rodelas da fruta dentro do copo, ao invés de somente misturar o suco. Desta forma, o sabor desse drink moderno fica evidente e saboroso.

Confira um pouco mais sobre a Gin Tônica!

Monte o seu Gin Tonica

Caixa com especiarias para fazer o próprio Gin Tonica – por Conceito Bar (Kit Monte o seu GT)

 

Um pouco da história da GT

No início, o Gin Tônica era usada para fins medicinais, mas, ao longo dos anos, tornou-se o queridinho nos Bares.

Para entender melhor suas origens, é preciso voltar até o século XVI, quando os espanhóis conquistaram o império Inca: Reza a lenda que havia um soldado muito doente e, um dia, quando estava com muita sede, decidiu tomar uma água escura direto da poça. Essa poça ficava embaixo de uma árvore cheia de quinina, a Cinchona Pubescens. Dizem que, logo após beber a água, o soldado caiu no sono. E quando acordou, para a surpresa de todos, estava curado! Descobriram então que a Quinina possuía propriedades medicinais incríveis, capaz de curar as febres mais comuns da época.

Depois disso, a quinina passou a ser indispensável para os soldados de guerra e era consumida em altas quantidades.

Como o Gin estava no ápice de festas da época – sendo um verdadeiro companheiro para os soldados se sentirem mais “animados” – a mistura do gin com a quinina acabou sendo inevitável. Isso aconteceu precisamente durante o século XIX, quando a companhia britânica das índias orientais invadiu e dominou o sudeste asiático. Para prevenir a malária, os soldados tinham que ingerir altas doses de Quinina, o que tornava o gosto extremamente amargo. A solução encontrada por eles foi a mistura dos dois ingredientes. Originando os primeiros Gin Tônicas.

Hoje, cerca de 90% dos bares possuem o Gin Tônica no cardápio, com variações de receitas surpreendentes.

Gin Tonica

Dicas de como fazer Gin Tônica

Embora seja uma receita com poucos ingredientes, o seu preparo exige alguns cuidados indispensáveis:

  1. O copo, assim como todos os ingredientes, deve estar bem gelado. Por isso, não economize no gelo e coloque bastante. Inclusive, ao comprar o gelo, prefira os industriais, que duram mais tempo sem derreter.
  2. Compre Gin de boa qualidade para conseguir o melhor sabor da bebida.
  3. Ao colocar a água com gás, tome cuidado. É extremamente importante que a bebida tenha bastante gás na composição para ficar com o famoso gostinho amargo.
  4. Adicione frutas cítricas na bebida e especiarias. O sabor é gostoso, mais amargo e sempre com frutas frescas.
  5. No Gin tônica, você não mistura o suco da fruta com a mistura. O certo é deixar que o sabor misture por si só no Gin.

 

aperol spritz

Aperol Spritz

O último drinks da moda que separamos para vocês conhecerem é o Aperol Spritz.

Prosecco, Aperol, soda e uma fatia de laranja é tudo que você precisa para fazer esse drink italiano refrescante. Por muito tempo, os apreciadores de bebidas adoravam ir a Itália para desfrutar desse maravilhoso drink de laranja. Mas, por conta da sua popularidade, hoje, podemos sentir o mesmo gostinho italiano em solo nacional!

Confira um pouco mais sobre esse Drink da Moda!

como preparar aperol spritz

Origem do Aperol Spritz  

Tudo começou com a criação do Aperol, em 1919, pelos irmãos Barbieri, na região italiana de Friuli Venezia Giulia e Trieste. O Aperol da época era uma simples mistura de água com gás e Vinho (tinto ou branco) e, em 1920, todos os bares da Itália continham um anúncio da bebida em suas portas.

Na década seguinte, lançaram outra campanha salientando a ideia de que o Aperol é uma bebida de baixa caloria, perfeita para os esportistas que querem manter o peso. Nos anos 60, o primeiro anúncio de TV foi ao ar e, assim, o Aperol tornou-se a bebida de maior apreciação na Itália.

Foi somente em 2003, quando o grupo Campari comprou os direitos do Aperol, que a bebida ficou mundialmente conhecida. Hoje, a bebida de cor e gostinho de laranja é febre mundial – principalmente durante o verão brasileiro – e não pode faltar nos bares!

Curiosidade: O nome Spritz foi adicionado para representar o barulho da esguichada gasosa no coquetel.

 

Dicas para preparar o Aperol Spritz

  1. Use um copo largo – como o copo de vinho – para colocar os ingredientes
  2. Sempre decore com uma fatia de Laranja – ou coloque dentro do copo – para deixar a bebida com um visual charmoso
  3. Se preferir a bebida mais leve, acrescente três doses de água gaseificada ou soda e duas doses de Prosecco.

 

Em breve falaremos de outros drinks da moda, como o Negroni (foto abaixo).
Enquanto isso, conheça tudo sobre a profissão de barman.

negroni