Coquetel Clássico

 

coquetel

Mojito – Coquetel Classico, por Conceito Bar

 

O coquetel clássico é sempre a preferência dos amantes de drinks!

Baseado em seis tipos de álcool: Gim, Vodka, Conhaque, Rum, Uísque e Tequila, o serviço de coquetel clássico reúne um cardápio extenso de drinks famosos e é marca registrada em diversos eventos ao redor do mundo.

Não é à toa que filmes, livros e até músicas citam alguns deles, como a série de televisão Sex in the City, que tinha o Cosmopolitan como o favorito da protagonista. Outro drink muito apreciado por personagens fictícios é o Dry Martini, presença confirmada nos longas de 007.
Pensando na popularidade desses coquetéis, preparamos um guia completo para você aprender tudo sobre os Coquetéis Clássicos e suas principais composições; confira!

Bar de Coquetel Clássico

Listamos 03 motivos para você escolher os coquetéis clássicos em seu evento:

  1. Práticas: São bebidas fáceis, você consegue preparar um coquetel com habilidades básicas de barman.
  2. Simples: as receitas são simples e pedem por uma pequena quantidade de ingredientes.
  3. Refinadas: Elegantes e Sofisticados, os coquetéis são perfeitos para servir em qualquer comemoração e impressionar os seus convidados.

A Origem do Coquetel

O coquetel é qualquer mistura entre duas ou mais bebidas alcóolicas. Isso significa que a sua origem é mais antiga do que qualquer outro drink, uma vez que existem diversos relatos históricos de mistura de bebidas em diferentes lugares do mundo.

Na antiga Grécia, por exemplo, os gregos misturavam o vinho com outros tipos de bebidas da época para abrandar o forte sabor da especiaria. Enquanto na Idade Média, eram feitas batidas de destilados fortes com frutas nas Tabernas mais populares da época.

Ao longo dos anos, diferentes combinações de bebidas foram criadas e, por conta da grande popularização de cada uma delas, hoje, podemos considerá-las como verdadeiros clássicos!

Origem do nome: A origem do nome Coquetel também é incerta. Embora existam diversas histórias que expliquem sua origem, nenhuma delas foi historicamente confirmada.

coquetel classico

Coquetéis Clássicos Mais Populares

A lista de coquetéis é bem extensa, contendo drinks originários de diferentes lugares do mundo. Porém, existem os 05 mais conhecidos mundialmente, que nós sempre recomendamos para nossos clientes incluírem no Bar de Coquetel Clássico:

  • Dry Martini: Vermouth, Gin e Limão.
  • Cosmopolitan: Vodka, Suco de Cranberry, Licor de Laranja e Limão.
  • Mojito: Água com gás ou Soda, Rum Branco, Açúcar, Hortelã e Limão.
  • Bloody Mary: Vodka, Molho inglês, Suco de Limão, Tabasco, Sal, Pimenta-do-reino e Suco de Tomates
  • Margarita: Suco de limão, Sal na borda, Tequila e Cointreau.

*Lembrando que um bom coquetel é sempre servido com muito gelo, ou em taças resfriadas!

 

sour

Tipos de Coquetéis Clássicos

Por conta da grande quantidade de coquetéis, foi preciso separá-los por 03 partes:

  • Categorias – Por base do tamanho e temperatura dos drinks
  • Modalidade – De acordo como o coquetel é preparado
  • Classificação – Grau etílico da bebida

Confira agora como identificar o tipo de coquetel clássico para você pedir a melhor opção!

Categorias

Separamos os coquetéis em 03 categorias:

  1. Short Drinks: Toda bebida servida em copo pequeno pode ser considerada um Short Drink, como o Manhattan ou a Margarita.
  2. Long Drinks: Bebidas servidas em copos maiores e que possuem em sua composição um destilado misturado a licor, sucos de frutas e refrigerantes. Exemplo: Horse’s neck e Tom Collins.
  3. Hot Drinks: Os drinks quentes são as bebidas que tem como finalidade principal aquecer o corpo, como o Irish Coffe e o Grogue

Modalidade 

Existem 03 formas de preparar um coquetel:

  1. Batidos: É necessário bater alguns coquetéis por conta da diferença de densidade entre os ingredientes, como a Piña Colada e o Alexander.
  2. Mexidos: Os coquetéis mexidos são aqueles que os ingredientes possuem os componentes com densidades parecidas. Neste caso, basta mexer para misturar. O Dry Martini é um belo exemplo dessa modalidade.
  3. Montados:  São coquetéis preparados nos copos onde serão servidos. Possuem um visual exótico e bonito, por conta das diferentes densidades de ingredientes. Exemplos: Negroni e Old Fashioned.

Classificação

A classificação dos coquetéis clássicos se dá de acordo com grau etílico do drink.

  1. Estimulantes de apetite: Estes devem ser servidos antes das refeições, por conta do sabor seco e amargo. São preparados com bebidas destiladas, bitters e vermutes;
  2. Nutritivos: Bebidas com alto teor calórico, como leite, xarope ou vinhos sofisticados.
  3. Refrescantes: São coquetéis preparados normalmente com destilados, sucos de frutas e refrigerantes. Perfeitas para eventos em dias calorosos.
  4. Digestivos: Os coquetéis digestivos são os que auxiliam na digestão de alimentos.

 

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre os coquetéis clássicos. Que tal conhecer um pouco mais sobre o serviço de barman?